domingo, 4 de abril de 2010

Sagres,Cabo de Sao Vicente, Evora
























































Gentem, gentem, estou cheia de novidades!

Entramos em Portugal dia 2 de abril. Paramos para um cafezinho na entrada de Portimao e emendamos um papo animado com a gerente do Cafe', Anita, uma portuguesa muito simpatica que nos deu otimas indicacoes de caminhos a seguir. Sendo xara' de minha mae, e aniversariante de agosto, tomei isso como sinal de que a partir dali tudo daria ainda mais certo!
Seguimos para o Faro, onde almocamos `a beira-mar, e eu finalmente pude comer um gostosissimo bacalhau! A posta do bichinho era deistamanho, oh.... Delicia!
Seguimos ate Lagos, onde pernoitamos. Pela manha, na cafeteria do hotel, ao "pequeno almoco", conhecemos Mara, uma brasileira valente, de Cascavel/PR, que esta em Portugal ha 3 anos com o marido e o filhinho trabalhando duro para fazer a vida. Muito simpatica e atenciosa, conversou muito, acho que a saudade de casa esta bem forte e ela se sentiu bem conversando conosco. Eu a entendo, afinal, de certa forma, sou tambem imigrante noutras plagas e sei o que e' sentir saudades de casa.
Saimos de Lagos e rente que nem pao quente nos dirigimos a Sagres. Eu ja estava pra la de ansiosa pra conhecer a Fortaleza e o Cabo de Sao Vicente. Mas, no meio do caminho, na entrada de Raposeiras (os nomes sao os mais engracados que voces possam imaginar) vi uma placa indicando "monumentos megaliticos". Pedi ao Arly para entrar, afinal eu nao poderia nunca perder a chance de ve-los, bem ali, pertinho de mim. E la fomos nos. Seguimos as setas, rodamos muito e nao encontravamos nada. E eu, querendo tanto ver um monumento megalitico, de repente avistei uma mancha escura ao longe e gritei, no maior entusiasmo "E' ali, olha la', estou vendo um!" . Arly ,entao, muito calmo me disse "E' melhor voce colocar os oculos, aquilo ali sao dois bois pastando!" Pode vexame maior? Nao contem nada pra ningem, vao encarnar em mim, fica so entre nos, ta? Alias, vertas coisas so acontecem mesmo comigo! Ao final, nao encontramos um so monumento. E seguimos, meio que frustrados, para Sagres.
Ah! Sagres! Que maravilha. No meio do nada, na ponta do rochedo, o Infante D. Henrique criou a Escola de Navegacao. Parte bem conservada, parte nem tanto, nao importa, a sensacao de estar ali foi muito boa. E o Cabo de Sao Vicente e' um deslumbramento. Acho que estavamos com saudade do mar. E' uma vista tao bonita, os rochedos muito altos e a agua batendo com forca , formando um espetaculo lindo. Adoramos!
Dali seguimos para Evora, onde estamos ainda. Mas viemos parando pelo caminho, saimos da estrada principal (recomendacao da Anita) e passamos por lugares lindos, cidadezinhas brancas, encrustadas nas serras, um cartao postal. Parece que tudo e' novo em Portugal. As casas sao todas, invariavelmente, pintadas de branco com os telhados novos, tudo tao limpo! Eu esperava encontrar casas antigas e isso foi uma surpresa para mim. Claro que ha casas antigas, nos centros historicos. No mais, tudo parece recem construido. Acho que Portugal mudou-se!
No meio do caminho, assim do nada, surgiu uma aldeia e la no alto, um castelo. Rumamos para la. A aldeia chama-se Portel, sua fundacao data de do sec XV e o castelo nao tem nome, mas e' muito interessante. A ciade e' mais ou menos Ouro Preto.
Evora e' qualquer coisa de espetacular, um "tem que ver". As muralhas cercam a cidade historica e e' tudo tao bem conservado, tao bonito, impossivel passar por qualquer de suas ruas sem se admirar da beleza de cada uma delas. A cidade cresceu para alem das muralhas, claro, e a parte que permaneceu dentro dela, e que e'muito grande, e' totalmente preservada. Apresenta estilos diferentes, de acordo com a dominacao a que esteve submetida. As construcoes sao belissimas, e estivemos rodando la dentro por dois dias e ainda nao vimos tudo. Amanha, antes de seguir para Lisboa, voltamos la para ver a Capela dos Ossos, estava fechada no horario em que chegamos ate ela. Arly nao quer muito ir, acho meio macabro, mas nao da pra nao ver, ne'?
Hoje demos uma chegada a Guadalupe, proximo daqui, para ver os menhires dos Almendres. Tem esse nome porque ficam na propriedade da familia Almendres. Finalmente consegui ver os monumentos megaliticos! Muito interessante, valeu a pena a estrada poeirenta que enfrentamos ate la. E tambem interessante foi o grupo de turistas que chegou la ao mesmo tempo que nos. Eram, aparentemente, de origem alema. E acho que eram todos bruxos!!! Eles se encostavam nas pedras, de costas, fechavam os olhos e ficavam parados um bom tempo. Depois, encostavam a cabeca, de frente, e ficavam como se estivessem zumbindo (existe essa palavra?) tipo "ahummmm" "ahummmm". Depois se juntavam e de bracos abertos, abracavam as pedras. Tenho certeza de que Isabella iria adorar ver a cena, ia rir muito.... Queria que ela estivesse aqui, a filhinha do meu coracao!

Dali seguimos para Arraiolos, para ver os famosos tapetes e um castelo medieval, na verdade uma muralha no alto da montanha. A paisagem vista de la e' belissima. Alias, eu ja vi muitos lugares bonitos, mas as terras do Alentejo sao as mais bonitas que ja vi ate hoje. Estava la um senhor muito simpatico, Sr. Francisco, e comecamos a conversar com ele. Achei graca quando ele nos disse, muito impressionado, que seu filho comentou que no Brasil cabem uns 100 Portugal ! Tem 86 anos e uma conversa muito agradavel. A ele se juntaram o casal Edgar e Liberdade da Silva, com o jovem afilhado Joao Carlos, que sabe tanto de Historia que chegou a nos impressionar. Contou-me a triste historia de Ines de Castro e outras mais, sem omitir detalhes. Muito bom conversar com eles, nao fosse a vontade de voltar para ver o que faltava em Evora e outros lugares onde queriamos ir, acho que teriamos passado o resto do dia proseando com eles. Saimos de la sem vontade de sair.
Fomos tambem a Evoramonte, onde ha um castelo, como sempre estrategicamente construido no alto da montanha, com uma visao espetacular de 360 graus. Nesse castelo houve uma batalha onde nosso D.Pedro I (Pedro IV de Portugal) derrotou seu irmao D.Miguel, que havia se apossado do trono, enviou-o para o exilio e garantiu a sucessao para sua filha, D. Maria. Gostei de ter ido la. Nao so pela historia como tambem pela belissima paisagem.
Todas esses lugares ficam no entorno de Evora, de facil acesso, as estradas sao muito boas, bem, sinalizadas, nao temos encontrado nenhuma dificuldade.
Desde que entramos em Portugal temos comido muito bem, a comida e' muito gostosa. Ontem, na estrada, paramos para almocar e comemos um "leitao `a bairrada". Ninguem soube me dizer o porque do nome! Mas que era bom, la isso era. Na verdade, a comida e' tao gostosa que a gente ja fica pensando o que vai pedir no almoco do dia seguinte! Isso e' um perigo, vou voltar enorme de gorda!
Bom, hoje era o que tinha pra contar. Quando tiver mais novidades, conto mais. Mas, gostaria de dizer que acho que vale muito a pena comecar a planejar uma vinda a Evora, senao a Portugal inteiro!
Saudades de todos!
Fotos:
1- Sonia `a frente da muralha em Evora.
2-Sonia, a princesa do Castelo de Evoramonte!
3- Os menhires dos Almendres.
4-Colunas do Templo de Diana, em Evora.
5 e 6 - Sonia no Templo de Diana. ( Sairam duas fotos por acidente, nao sei como apagar...rsrsrs)
7-Castelo de Portel.
8 e 9 - Cabo de San Vicente.
10-Entrada da Fortaleza de Sagres (um vento friiiio!).

6 comentários:

  1. Oi, queridos!!!!!!!!!
    Que beleza de viagem, Escola de Sagres, castelos, era tudo que você queria, né Sonia? Ainda bem que você viu menhires, não só vacas......
    Um beijo bem grandeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Lindos lugares!!!!
    Lindo visual!!!!

    Aproveitem!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Bjinhos,

    Lili e Daniel!

    Juro que ele tentou postar comentario mas muito trabalho p o bichinho.... nao tem conta em nenhum desses lugares.... muita coisa p fazer... hehehe..... Mas comentaremos juntos, ok?!

    Estamos aqui seguindo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de viagem!!! E isso ai aproveitem mesmo!!! Estou adorando acompanhar vcs nessa aventura! Beijos Lara

    ResponderExcluir
  5. Aproveita muito!!! Estou adorando as fotos!!!
    mil beijos

    ResponderExcluir
  6. Lara, voce e' mesmo um docinho!!!! Que bom que voce esta conosco nesta viagem. Beijocas pra voce e Richard.

    Elen, que pena que voce nao pode vir conosco!!!!!

    Betty, tudo que vejo me lembra voce e Isabel! Tudo que D.Anna nos mostrou e ensinou hoje estou vendo de verdade! E' uma emocao constante, amiga!

    Beijos para todos!!

    ResponderExcluir