sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ponte de Lima






Sonia e Arly, em um jardim `a beira rio, em Ponte de Lima. Cunha chama essa arvore de "mentirosa" porque as flores nao sao dela, a trepadeira se enroscou nos galhos da arvore e parece que as flores vem da arvore.







Sonia `a frente da Casa de Misericordia, em Ponte de Lima.












Arly em frente ao torreao que serviu de cadeia, Ponte de Lima.














Sonia no centro historico, com a ponte medieval ao fundo.












A tasca de D.Marcia. Aumentem para ver o cardapio (ementa, por aqui.)

















Arly na Praca Camoes. Observem que fachadas lindas.













Cunha, Sonia e Gracinda, no cantinho favorito deles no jardim `a beira- rio. Eles vem aqui para ler, conversar, curtir a tarde.











Sonia e Gracinda nos jardins. Essas flores estao em Portugal inteiro, sao lindas.














Arly junto ao monumento `as Feiras.












Vou contar sobre o Porto depois. Hoje quero falar sobre Ponte de Lima.

Bem, Ponte de Lima fica na regiao do Minho, bem perto de Viana do Castelo. E' a primeira Vila de Portugal, onde foi viver D.Teresa, mae de Afonso Henriques, o 1º rei de Portugal. E e', tambem, a terra natal de duas amigas muito queridas: Lourdes e Gracinda.

A cidade, ou Vila, em si' e' adoravel. E' como eu imaginava as vilas todas de Portugal. Cortada pelo Rio Lima, tem sobre ele uma ponte medieval, construcoes historicas que remontam aos romanos, igrejas lindas, jardins maravilhosos e uma gente sinpatica e acolhedora.

Ficamos hospedados em um hotel `a beira do rio, na Alameda dos Platanos, que e' o nome de umas arvores grandes, de copa alta e que, nesta Alameda, formam um tunel ao se tocarem no alto.
Caminhamos pela cidade, fizemos um lanche gostoso num cafe na Praca Camoes e ficamos por la, vendo a gente passar, sem pressa, apreciando um fim de tarde agradavel depois de uma chuva pesada no meio do dia, que nos pegou no caminho. Parece que ali a vida passa sem pressa, e seguimos o ritmo dos locais, pra que correr?
Fomos tambem `a tasca de D. Marcia, chamada "O Telhadinho", porem mais conhecida como "a tasca das fodinhas quentes"..... E' isso mesmo, nao escrevi errado, esta ai' a foto pra nao pensarem que estou mentindo. Espero que de para ver o cardapio (ou ementa).
Nossa viagem tem sido maravilhosa, temos tido oportunidade de ver e visitar lugares, monumentos, palacios, muralhas, castelos e tambem de conhecer pessoas interessantes e interessadas no que estamos fazendo, curtindo conosco o roteiro que escolhemos e dando dicas de outros locais, o que comer e onde. E assim tem sido desde o comeco.
Beto me disse que esta' viajando junto e acredita que esta esteja sendo a minha melhor viagem. Nao sei se e' a melhor viagem, mas tem sido realmente muito boa, talvez o amadurecimento (pra nao dizer idade!) me facam ver e sentir as coisas de uma maneira diferente de antes. E por isso esteja curtindo tanto. E e' gostoso saber que os amigos e a familia estao seguindo conosco.
Ontem, em Ponte de Lima vivi um dia de muita emocao. Marcelo me enviou o telefone de Gracinda e Cunha, eu liguei para eles e marcamos de nos vermos no dia seguinte. Foi assim que, depois de muitos anos, pude reencontrar esses amigos ainda do tempo em que, ainda menina, morei em Vila Isabel. Eles voltaram para Ponte de Lima depois da aposentadoria do Cunha e dividem seu tempo entre a terrinha e o Rio de Janeiro.
Esperavamos por eles na Praca Camoes e la vinha Gracinda, com seu caminhar calmo, me olhou e me sorriu aquele mesmo sorriso carinhoso que eu tinha gravado em minha lembranca. Tao doce e meiga. Foi como uma volta no tempo. Claro que me emocionei! E muito!
Passamos o dia juntos, nos levaram a passear, a conhecer sua casa, depois fomos lanchar. Lembramos de amigos comuns, de vizinhos antigos, de casos engracados. Falaram dos filhos e netos, que vivem no Rio, mas vem sempre estar com eles. Falaram de meus pais, percebi o carinho que tem pela lembranca deles e mais uma vez me emocionei!
Cunha fez questao de nos apresentar a todos os petiscos tradicionais da vila e tambem ao vinho verde, que so e' fabricado nessa regiao. Delicia! Tudo muito gostoso. Dificil foi a despedida, muito dificil. Ate para Arly. Nos ofereceram a casa , sempre que quisermos voltar e certamente queremos voltar. Confesso que vivi, ontem, o melhor dia de minha viagem. De uma viagem que so tem tido dias bons.
Tambem fui visitar a Queijada, onde nasceu Lourdes, amiga tao querida. Cunha e Gracinda nos levaram ate la'. Vi a chacara onde moraram seus pais, quando resolveram voltar para Portugal. E fiquei imaginando Lourdes, menina, caminhando por esses caminhos, indo `a escola, brincando..... Amiga querida, eu disse que viria conhecer sua terra. So nao sabia que era assim tao linda, tao acolhedora. Embora isso, agora, me pareca obvio: voce saiu daqui e e', exatamente como sua terra, forte, linda e acolhedora. Vai daqui um abraco carinhoso para voce.
E' so' por hoje. nao da' mais. Amanha eu volto.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário