domingo, 11 de abril de 2010

Queluz
























































Aha'!!!! Conseguimos ir a Queluz! Lindo, muito bonito mesmo. Eu, particularmente, me senti como quem visita a casa de pessoas que ja conhecia anteriormente.
Acho que todos nos, quando estudamos historia, conhecemos D. Maria I como "a louca", aquela rainha malvada que mandou matar Tiradentes e que enlouqueceu na velhice, coisas assim.
Eu consegui ver uma D. Maria diferente. Uma mulher profundamente religiosa, carola por demais, que sofre um golpe muito forte com a morte do marido, dois filhos e seu confessor em um pequeno espaco de tempo, ve nessas perdas aviso de que coisas horriveis viriam a acontecer `a sua familia e ao seu povo. Vai se tornando mais e mais melancolica, e comeca entao a mostrar sinais de demencia, estado que se agrava ate a loucura. Em seguida vem as invasoes napoleonicas e a viagem da familia real para o Brasil e aquelas situacoes que todos ja sabemos. Nossa historia e a de Portugal correm paralelas por muito tempo.
Descubro aqui uma D.Maria devotada `a familia, que inclusive acaba de criar D.Carlota Joaquina, casada ainda menina com seu filho Joao, o D.Joao VI. Enfim, uma mulher, com sonhos, anseios, lutas, uma ser humano. Foi uma visao diferente daquele personagem dos livros escolares, mencionada rapidamente, sem muita profundidade. E, apesar do Tiradentes, gostei dela.
O Palacio nao esta muito bem conservado, o exterior, na parte dos fundos, onde ficam os belissimos jardins, esta bastante danificado, com infiltracoes e umidade aparente. Mas, no conjunto, e' muito bonito.
O mobiliario e' belissimo, as paredes, lustres, tapecarias, quadros, fotos...tudo esta la', levando nossa imaginacao voar a um tempo que nao vivemos mas conseguimos entrever ali dentro, junto aos pertences e fotos daquela familia. Nao sei se o que parece luxo para nos, hoje, nao seria talvez ate simples se comparado a outros palacios da Europa. Embora Portugal fosse uma nacao rica, o modo de vida nao me pareceu tao luxuoso. E' um palacio, mas nao me pareceu uma casa fria, ali viveu uma familia, muitas criancas, problemas, alegrias, tristezas, a sensacao e' de que levavam uma vida "normal" dentro das circunstancias de ser uma familia real. So' sei que se mostrou, para mim, emocionante e delicado, nao so um palacio mas uma residencia, nao sei se consigo me explicar.
Vi, finalmente, um retrato grande de D.Amelia, segunda mulher de D.Pedro I, IV para Portugal. Ela era mesmo muito bonita.
Bom, e assim foi que conseguimos ir a Queluz antes de seguir viagem para Figueira da Foz. Fiquei bem contentinha!!!
Fotos: todas do (e no) Palacio de Queluz. Atencao para Sonia com D. Amelia!

4 comentários:

  1. Nao sei o que aconteceu com as fotos!!! Nao entraram. Amanha tento novamente.

    ResponderExcluir
  2. LINDO,QUELUZ!!!!!!!!!!!!!
    A VINDA PARA O BRASIL ÀS PRESAS A DEIXOU MUITO DEPRIMIDA. COMO TAMBÉM AO RESTO DA FAMÍLIA.
    COIMBRA LINDÍSSIMA!!!!!!!!!!!!
    E AS RUÍNAS ROMANAS!!!!!!!!
    BEIJOSSSSSSSSSSSS
    OBS:MINHA PRICESINHA FEZ 1 ANINHO!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cd foto maravilhosa!!! Depois vou querer que me contem as aventuras OK? Bjs Lara

    ResponderExcluir