quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lisboa
















Lisboa e' linda, encantadora! Fiquei impressionada com o tamanho da cidade, nao a imaginava assim tao grande.
Entramos na cidade pela Ponte Vasco da Gama, enorme, acho que tem 17 km de extensao, bonita mesmo. O Tejo impressiona, parece um marzao de tao grande! Mas o transito na cidade nao e' para principiante, foi meio complicado. Mas ao final tudo acabou bem, encontramos o hotel e decidimos deixar o carro na garagem para facilitar a nossa vida.
Na verdade, o carro nao foi mesmo necessario, o Metro te leva a qualquer lugar, e tem uma estacao bem pertinho do hotel.
Na Praca do Comercio fomos ao Escritorio de Turismo e compramos um passe de 48h para um city tour em um onibus oficial . Valeu a pena. Voce pode descer onde quiser,olhar, passear e depois pega o onibus seguinte e vai para outro monumento. Facilitou bastante e foi bem divertido. Assim, ao final, fizemos todo o circuito historico-cultural.
Deslumbrei-me com o Mosteiro dos Jeronimos. Bel, voce tinha toda razao, e' maravilhoso! Como sempre, fiquei emocionada, desta vez com a beleza do Mosteiro. Acabamos quase expulsos, numa boa, porque estava fechando e realmente nao dava vontade de sair de la. Os funcionarios sao bem educados e bem treinados para lidar com o publico.
Mas os garcons nao sao nem um pouquinho atenciosos, parecem estar sempre de mal-humor. Em um restaurante perguntei sobre determinados pratos do cardapio, porque os nomes sao bem diferentes. O garcon simplesmente me disse que nao tinha tempo pra ficar dando informacoes! Nos nos levantamos na hora e saimos, fomos procurar outro lugar para comer. E' o que nao falta por aqui. Acabamos descobrindo um restaurante super simpatico, proximo ao hotel, com uma comidinha deliciosa. E funcionarios brasileiros! Na verdade, o proprietario veio nos atender e foi simpatico, recomendou pratos e coisas tais. Salvou a classe! Ou, quem sabe, aquele garcon malcriado estava com algum problema naquele dia? E' bom nao generalizar, mas ele nao foi o unico, acho que 'e o jeitao da maioria deles...rsrsrsrs
Sao muitos os brasileiros por aqui! Nao so em Lisboa, desde o Algarve vimos observando isso. Mas aqui parece que a concentracao e' maior. Claro que conversamos com todos os que encontramos, sao varias historias. Encontramos uma potiguar no metro, Maria, baixinha, muito engracada, nos fez rir muito. Chegou ha 9 anos, ja tem sua casa propria, casou-se, enfim esta com a vida feita aqui. Mas morre de saudades de Natal. Disse que no inicio trabalhou muiti e abaixava a cabeca para todos. Agora, que ja esta documentada e pegou a "malandragem do povo daqui", segundo ela, nao deixa passar mais nada. Mas reclamou muito dos brasileiros, que nao se ajudam. Foi um papo bem divertido.
Lisboa tem um jeitinho do Rio, na Praca do Comercio e no Rossio nos sentiamos em casa. Ruas estreitas, cheias de bares e confeitarias, com as vitrines repletas de salgadinhos, paes, doces.... delicia! Os nomes sao totalmente diferentes, claro. Sandes e' sanduiche, bifana e' sanduiche de carne de porco, prego e' sanduiche de bife de boi, bica e' cafezinho, carioca e' cafe' ralo, os bolinhos de uma maneira geral sao chamados de pastel. Assim, bolinho de bacalhau aqui e' pastel de bacalhau. E tem um tal de perceves, que um garcon me disse ser marisco, mas nao sei se e' o mexilhao da gente. Ainda vou descobrir. So' sei que aqui se come muito bem e fartamente. Gostaria de ficar mais uns dias, mas nao vai dar, ainda temos muito chao pela frente.
Hoje passamos o dia em Sintra. Adoramos! O Palacio da Pena e' uma mistura de estilos, foi idealizado e mandado construir por D.Fernado II, marido de D.Maria II, filha de D.Pedro I. O Centro historico e' bastante interessante, lembra Petropolis. Mas nao conseguimos ver o Palacio Nacional, que fecha `as 4ªs feiras. E tambem nao pude visitar o Palacio de Queluz,que ja estava fechado quando descemmos de Sintra. O'dia, o' ceus, o'.... Mais uma frustacao, nao bastasse nao ter conseguido ver Sevilha!
Na descida do Castelo da Pena, como sempre, Soninha da' seu vexamezinho costumeiro! Eu nao sei como essas coisas acontecem comigo. Foi assim: eu consegui um lugar para sentar la no fundo do onibus, na verdade um rapaz me cedeu o lugar dele, o onibus estava lotado. Sentei-me ao lado de um garotinho de seus 7 anos, filho do tal rapaz. Entao ouvi a mae do menino falando com ele em ingles e puxei assunto, perguntando de onde ele era, esses papos furados pra passar o tempo. Bom, a mae me respondeu que sao do Texas mas estao morando em Portugal e continuamos o papo. Quando o onibus foi chegando no ponto final, eu me levantei, agradeci ao rapaz, virei-me para o lado da moca e continuando o papo, segurei no braco do Arly para nao cair, o onibus ja estava parando. So que nao era o Arly, um senhor se colocou entre Arly e eu e nao vi porque estava virada para o lado conversando. E la fiquei, agarrada no braco do "Arly". Quando o onibus parou, (meu Deus, que vexame!) eu fiquei passando a mao no braco dele, tipo carinho. E o papo continuava. Quando olhei pra frente e me dei conta de que o Arly estava mais `a frente, larguei o braco do homem e disse "Caramba, Arly, achei que fosse voce...." e antes que eu terminasse, o senhor, portugues, me disse "eu ate pensei em avisar que a senhora estava a me confundir, mas..." E eu, de pronto, completei " mas o senhor estava gostando e ficou quieto, nao e'?" Rimos muito, todos, mas eu queria que o chao se abrisse, ali, na minha frente, juro! Alem de alisar o braco do homem ainda respondo que ele tinha gostado, pode?
Hoje nao saio mais do hotel, embora tenha a impressao de ter esgotado minha quota semanal de vexames! Mas, nunca se sabe....
Amanha, bem cedo, pe na estrada novamente, rumo ao Norte, parando em Figueira da Foz. Nossa Senhora vai na frente abrindo os caminhos.
Vimos no noticiario da RTP o estrago que as chuvas causaram no Rio e vi no blog do Beto Metri a noticia de outra enchente em Palma. Lili me informou do terremoto em San Diego! Assim nao da'! Nao sabe brincar, nao brinca.
Beijocas, queridos. Amanha e'um novo dia e sera' um lindo dia! Depois eu conto, ora pois!

Fotos:
1 e 2 - Sonia e Arly no Palacio da Pena, Sintra.
3,4 e 5 - Mosteiro dos Jeronimos.








5 comentários:

  1. QUE FOTOS LINDAS!!!!!!!!!!!!!! IMAGINE EU E SONIA VIAJANDO JUNTAS, ATOLAÇÃO TOTAL.
    EM NITERÓI E NO RIO A SITUAÇÃO NÃO ESTÁ NADA BOA ....................
    BEIJOSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia/Arly,
    Adore suas fotos!!!!!Tb quero ir....
    Aproveite!!!
    bjao,
    Margot

    ResponderExcluir
  3. Margot,
    Welcome!! Que bom ter sua companhia em nossa viagem. Vamos em frente que isso aqui esta bom demais!!!

    Betty,
    To sabendo da situacao por ai, muita chuva, estou preocupada. Beijocas, querida.

    ResponderExcluir
  4. Oie, cada lugar!!! Lindo!!! Imagino a cena no onibus..... haaahhhhaaa se cuidem bjs Lara

    ResponderExcluir
  5. vamos em frente. a viagem tá melhorando a cada dia.muito interessante!mas, desejo muito mais.
    Escrevi " desejo" devido ao teclado estar com defeito e a letra entre o P e o R não estar funcionando. Tá ficando difícil. Mas vamos lá.
    De verdade, tô curtindo "nossa " viagem. Vocês vêem e eu me enri" " ueço. Faltou a letra.
    beijos.

    ResponderExcluir