segunda-feira, 19 de abril de 2010

Oporto

Arly no cais da Ribeira, ponte D.Luis I ao fundo.
Abaixo: Rio Douro.

Porto visto do Douro. Olha so' que lindo!
Abaixo: Igreja de Santo Ildefonso, na Praca da Batalha, centro historico.

De novo o cais da Ribeira, desta vez com Sonia.

Abaixo: o passeio de barco pelo Douro.

Porto visto de Gaia, no local onde ficam as caves de vinho do Porto.

Abaixo: Cafe Majestic, na rua Sta.Catarina, centro historico.

Arly na beira rio, em Gaia.

Casario `a beira rio, visto do barco.

Arly na foz do Douro.

Arly no alto da Serra de Santa Luzia, de onde se tem uma vista muito bonita de Viana do Castelo e do Rio Lima.

Igreja de Santa Luzia, Viana do Castelo.

A cidade do Porto nos agradou muito. Tanto pela beleza como pela hospitalidade de sua gente. Imaginem que ficamos bastante confusos na chegada, sem saber muito bem pra que lado seguir. Atravessamos varias pontes por varias vezes (acho que contei cinco pontes), e ao final resolvemos parar e pedir informacoes de como chegar ao hotel. Foi ai' que descobrimos que estavamos, naquele momento, em Vila Nova de Gaia, que e' a cidade do outro lado do Rio Douro. Portanto, fomos ao Porto e voltamos a Gaia varias vezes! So' eu mesmo....
Bom, o senhor a quem perguntamos sobre a direcao do hotel comecou a nos explicar, e de repente parou e disse que era melhor segui-lo, era meio complicado chegar ate la' so' com explicacoes. Ele nos levou ate a porta do hotel. Ate entao estavamos pensando que era o caminho dele, mas nao. Ele depois nos disse que morava em Gaia, so' foi mesmo nos guiar! Incrivel a boa vontade das pessoas do Porto, uma gente simples e hospitaleira.
No Porto, como em Lisbo, pegamos o onibus de turismo e passeamos `a vontade, descendo e voltando onde e quando queriamos. Tambem fizemos o passeio de barco pelo Douro, muito bom, vale a pena. Andamos bastante pelo centro historico que e', para mim, mais ou menos uma mistura de Rio de Janeiro com Salvador com sotaque portugues.
Descobrimos confeitarias antigas, como o Cafe Majestic e A Brasileira, no meio de outros tantos predios bonitos, nao dava vontade de sair da rua, so voltavamos mesmo para o hotel ja bem tarde. Alias, no 2º dia fechamos a conta e deixamos as malas guardadas enquanto davamos mais uma volta. Voltamos `a noite pedindo hospedagem de novo. No dia seguinte foi a mesma coisa, o pessoal do hotel ja ria dizendo que nao iriamos conseguir sair do Porto. Foi mesmo dificil sair.
A Ribeira e' um lugar chamosissimo, adoramos passear por la enquanto esperavamos pelo barco. O casario e' lindo. Quando se esta na outra margem, do lado de Gaia, entao, parece que fica mais bonito ainda. Almocamos por ali, vendo o Douro passar manso a caminho do mar.

A Igreja de Sao Francisco e' um escandalo de tao linda! Rococo' , douradissima, trabalhos de talha belissimos, fiquei de queixo caido de ver tanta beleza e riqueza.

Quando finalmente conseguimos sair do Porto, tomamos o rumo de Viana do Castelo. Nao fica muito longe. Cidade praiana, nao me encantou propriamente, embora se tenha uma vista linda da cidade e arredores, e do Rio Lima chegando ao Atlantico, la' do alto da serra de Santa Luzia, onde ha uma bela igreja dedicada a essa santa. Confiram nas fotos.
E foi assim que decidimos cancelar Barcelona! Ficamos com muita duvida quanto a isso, mas ao final percebemos que nao daria tempo de ver com calma tudo que queriamos e ainda ir a Barcelona, nossa viagem ficaria cortada. E Portugal foi para nos uma doce a adoravel descoberta! Tanto que ja estamos a pensar n'outra viagem para ca, ora pois! Tenho certeza que Gaudi vai me perdoar e Barcelona ainda esta `a minha espera.

Nossa proxima parada: Guimaraes, terra onde nasceu D.Afonso Henriques, 1º rei de Portugal.