sábado, 27 de março de 2010

Museu do Prado







Hoje foi um dia especial na minha vida. Ja digo porque. Primeiro algumas lembrancas.




Quando estudante de Museologia, tive a sorte e o privilegio de ter tido D. Anna Barrafato como professora de historia da arte . Era uma pessoa muito dinamica, estudiosa e foi com ela que aprendi o pouco que sei.Pouco por culpa minha, nao dela!

`Aquela epoca nao havia a facilidade dos recursos audiovisuais e D.Anna, pacientemente, recortava fotos de publicacoes de arte e as colava a um papel cartao, identificava cada uma e esse era o recurso que utilizava para nos ensinar sobre os movimentos artistiticos, desde as pinturas rupestres ate a arte contemporanea. A cada aula ela nos mostrava as "pranchas" ou "laminas" e comentava sobre a obra de cada artista, de cada periodo. Pode parecer esquisito, mas foi fantastico para seus alunos! Sua dedicacao era impar. Ate gostaria de saber o que foi feito das pranchas de D. Anna. Quando as olhava, curiosa e maravilhada, `as vezes me pegava pensando "sera que algum dia terei chance de ver alguma dessas obras?"
Por isso meu dia foi especial. Fomos ao Museu do Prado, onde passamos o dia todo. Na verdade,parece que ainda nao sai de la...Nunca esperei que um dia me fosse dado ver tanta beleza! Nao e' frescura, nem deslumbramento. Estou inebriada, encantada, maravilhada com tudo que tive a graca de ver. Tudo que vi me tocou profundamente, me trouxe muitas recordacoes. Desculpem se pareco piegas... ando chorando ate em batizado!
A colecao do Museu e' fabulosa! Andamos por salas e mais salas, desde a abertura ate as 6 da tarde e nao conseguimos ver tudo. So saimos porque a fome apertou, mas nao senti o tempo passar, foi bom demais. Nao vou citar todos os artistas pra nao cansar meus queridos leitores (pronto, ja comecei a ficar besta! rsrsrsr)
Tenho certeza de que meu amigo Marcelo de Martino vai adorar o Prado, acho bom comecar a programar sua viagem, viu?
Madri tem predios lindissimos, Arly andou fotografando alguns, depois mostro. Ele tem sido um excelente companheiro, nesta viagem e na minha vida. Hoje acordei e falei para ele, brincando, claro, no meu sotaque mineiro "Bein, a gente tamo n'Europa...num cridito!!!!" Ele so faz rir das minhas bobeiras.
O tempo tem estado nublado todos os dias, desde que chegamos. Parece mais outono que primavera, as arvores estao peladinhas. San Diego ja esta explodindo em flores, a cidade esta toda colorida.Talvez por isso pensei que fossemos encontrar Madri mais florida. Hoje o sol apareceu um pouco mais forte. Vamos sair para passear mais. Amanha seguimos para Toledo e de la para Granada.
Ate mais.

As fotos sao na frente do Museu do Prado. A estatua e' de Velasquez.



4 comentários:

  1. olá.
    que bom vê-los felizes e dando-me a oportunidade de passear junto com vocês.
    Vamos continuar porque a jornada é longa. Mas nunca aborrecida.
    Porém, vamos devagar porque, senão, o velhinho cansa.
    um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Querida!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fico muito feliz por você. Aprendemos muito com a pofessora Anna. gostaria que suas lâminas fossem fazer parte de uma exposição. Estou acompanhando pela net e livros.
    Beijoooooooooooooooocas

    ResponderExcluir
  3. ONDE VOCÊS ESTÃO?

    CONSEGUIRAM VER NO MUSEU DO PRADO,O AUTO-RETRATO DE DURER? AMO ESSA PINTURA.
    BOA PÁSCOA!!!!!!!!!!!!!
    QUE JESUS OS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  4. Vi, sim, Betty. Tambem adoro essa pintura. O Prado e' fantastico, estou la ate agora.... Estamos em Sevilla, leia o post de hoje. Voce iria adorar Baelo Claudia. Beijocas.

    ResponderExcluir