sexta-feira, 26 de março de 2010

Madri
















Oi, pessoal! Chegamos a Madri. Bem cedo, ai'pelas 8h da manha. O aeroporto Barajas e' belissimo, arquitetura arrojada, nao havia visto nada parecido.




O voo foi bem tranquilo, sem turbulencias. Nossa Senhora tomou conta direitinho! So nao consegui dormir. Alem do medo costumeiro, outros fatores contribuiram para minha insonia. O passageiro da cadeira exatamente atras da minha tossia a um intervalo regular de 3 minutos; sua filha aborrescente, uma fileira `a frente, ao centro, o chamava ("daddy") a cada dez minutos. Ao lado do Arly, uma gorducha colocou o headphone para ouvir nao sei o que, se o filme ou musica, enquanto comia umas sementes e frutas secas mix que retirava de uma sacola , tipo papel de bala, com aquele barulhinho chato, sempre coordenando o tempo entre uma tossida e um "daddy" da chatinha. No assento `a minha frente, o cidadao resolveu nao dormir e manteve a luz acesa a noite inteira! Enfim, uma festa....so faltou a ala das baianas e uma roda de capoeira para ficar ainda mais animado! E, com tudo isso, o Arly dormiu placidamente!
Bom, enfim chegamos ao hostal, em torno de 9h. A entrada do predio e' esquisita e eu fui logo dizendo pro Arly "nao fico aqui nem a ....". Enganei-me. O hostal, que fica no 3º andar de um predio da Carrera de San Jeronimo, e' super aconchegante, limpissimo, confortavel, estamos adorando. O proprietario Jimmy, um egipcio que apaixonou-se por uma espanhola e veio viver aqui e' uma simpatia e tem nos dado otimas dicas sobre Madri e Europa, em geral. Sem contar que adora um papo, coitadinho do Arly! rsrsrs

Como o check in so poderia ser feito a partir da 1h da tarde, deixamos a bagagem e rumamos para o Museu Reina Sofia. Me encantei, me emocionei, foi maravilhoso poder ver de perto, de verdade, obras de Miro, Magritte, Dali, Picasso...quase me beliscava, que medo de acordar, parecia um sonho!
Gente, eu vi Guernica! Que emocao... Vi tantos Miro', e cada um me tocou, como de costume. Gosto muito dele.E me lembrava da Betty e da Isabel e olhava de novo as obras como se agora fossem os olhos delas vendo tudo. Amigas, como eu gostaria que voces estivessem aqui comigo, juntas outra vez, como nos tempos da Faculdade!
Nao posso dizer que me apaixonei por Madri. Pelo menos nao ainda. Mas, mal cheguei, vamos esperar mais um pouco, ainda nao vi quase nada.
`A noite saimos para passear. A rua onde estamos vai da Puerta del Sol ate o Passeo del Prado, duas pracas enormes, estrategicamente localizadas, super perto de tudo que e' interessante. Caminhamos pela Puerta del Sol, onde havia tanta gente, parecia ate a antiga rua do Cinema, la em Palma, aos domingos!Na verdade tinha mais gente que na Gaviao Peixoto! Havia um pouco de tudo: Comandos de greve, roda de capoeira, grupo de musica andina, grupo de musica classica....Maravilha! A noite por aqui e' muito animada. Espanhois sao iguais aos brasileiros, animados, falantes,`as vezes um pouco rudes, mas no geral sao bem alegres, sentiamos falta disso.
Jantamos no Museo del Jamon, onde conhecemos o garcon Rafael, uma simpatia. No 1º andar, vende-se presuntos e queijos variados alem de outros aperitivos e paes. No 2º andar fica o restaurante. Comida gostosa, muita animacao, muitos grupos de jovens, enfim, dificil querer voltar para o hotel.Mas depois da noite insone no aviao e de ter andado o dia inteiro, nao dava pra mais nada. Mesmo!
Bom, amanha vamos ao Museu do Prado . E depois o Museu Thyssen, onde, (olha que sorte!) ha uma exposicao sobre o Impressionismo esperando por mim. Parece um presente dos deuses. Depois eu conto.
Por hoje e' so, amanha tem mais. Me aguardem...
PS. Aqui esta um frriiiiio! 10º C, com um ventinho gelado.

1ª e 2ª fotos - Puerta del Sol
3ª foto - escultura de um elefante de ponta-cabeca, apoiado na tromba..muito interessante! Ao fundo, lateral de um predio completamente coberto com plantas e flores, um jardim vertical, lindissimo, diferente.
4ª foto - Museo del Jamon
5ª foto - aeroporto Barajas
Desculpem, ainda nao aprendi a colocar legendas nas fotos. Mas, eu chego la...

Um comentário: