sábado, 13 de março de 2010

Canellas pelo mundo

Quem me conhece sabe o quanto gosto de viajar, conhecer lugares e culturas diferentes. Dizem que o mineiro sempre quer saber o que ha' alem das montanhas de Minas e se perde por esse mundao de meu Deus! Mas sempre volta, porque a gente ate pode sair de Minas, mas Minas nao sai da gente! Assim tem sido comigo desde que sai' de Silveira Carvalho, meu berco, para ver o mundo. Durante muito tempo assentei acampamento, ajudando Arly a preparar o futuro, nosso e dos filhos. Agora que eles ja sao donos de si mesmos e os netos ja estao crescidos, acho que chegou nossa hora de botar o pe na estrada e voar nas asas de nossos sonhos.
Ja vimos muita coisa bonita no Brasil, pela America do Sul, paisagens, sabores e tipos inesqueciveis. Vimos alguma coisa da America do Norte. Vivendo em San Diego, sul da California, ha quase oito anos, tem sido muito agradavel viajar por aqui. Mas meu sonho, desde ha muito tempo, era conhecer as 3 Americas.
Ano passado descobri um blog de dois jovens brasileiros, Gustavo e Danielle, que estavam fazendo a "minha" viagem, imaginem! Eles estavam descendo de Boston ate o Rio de Janeiro. Sem cerimonia, pedi uma carona virtual na garupa da moto deles (sim, moto! Isso e' que e' coragem das boas...) e viajamos juntos pelo Mexico, toda a America Central, entramos na America do Sul pela Venezuela, seguindo ate o Rio de Janeiro. Foi ai' que pensei: por que nao? Por que continuar sonhando? Troquei umas ideias com Danielle, a menina corajosa da moto (que, alias, e' extremamente simpatica, escreve lindamente, espero um dia poder conhece-la!) e criei coragem de ousar realizar meu sonho.
Primeiro, teria que convencer Arly, meu geminiano querido, que de saida diz nao a tudo, nada vai dar certo,etc,etc, ate que um dia resolve pensar melhor no assunto proposto e acha que e' uma excelente ideia, como nao pensamos nisso antes?! Bom, desta vez ele concordou muito rapido, o que me surpreendeu e me botou com a pulga atras da orelha: sera que ele esta concordando so pra eu parar de falar no assunto? No minimo vai me enrolar e desistir daqui a um tempo. Mas ainda assim, comecei minhas pesquisas, com amigos e na Internet.
Agora, imaginem voces, eu, Soninha do Sr. Duarte, pesquisando na Internet!!! Para quem so usava computador para ler os jornais do Brasil, jogar paciencia, trocar e.mails e ocasionalmente visitar blogs alheios, isso foi um grande avanco! Pior 'e que comecei e nao consegui mais parar. E, olhem, viajei muito, viu?
Mas foi entao, nessas pesquisas, que descobri muitas coisas interessantes, e algumas bem frustrantes. Primeiro falei com Cida Coelho, arqueologa, amiga muito querida desde os tempos da Funarte, que me deu excelentes dicas sobre as ruinas maias pela America Central. Fiquei animadissima. Mas ai' meu primo Paulo descobriu que nao e' possivel legalizar carro usado no Brasil, voce tem um prazo determinado para sair com ele e confesso que fazer a viagem toda de volta ate San Diego nao e' exatamente um sonho. Alem disso, a travessia do carro pelo Canal do Panama se revelou muito cara para nosso orcamento do momento. Ai' veio a confusao do Zelaya em Honduras...muita coisa pro meu geminiano!!! Ele comecou a se desinteressar pelos planos, achando que era melhor deixar para o proximo ano, o que me fez lembrar a sensacao que tive inicialmente de que ele estava me enrolando!
Tudo bem, nao desisto assim tao facilmente. E como nao consigo ficar mesmo parada e ando me sentindo como a menina naquela historia da bacia de jaboticabas, pensei que seria uma boa ideia aproveitar a primavera e ir conhecer Portugal e Espanha.
E parti para novas pesquisas, estou ficando craque! Planejei tudo, roteiros, hoteis, custos e na hora que Arly concordou comprei as passagens rapidinho antes que ele desistisse! E la' vamos nos, comecando por Madri, onde chegaremos dia 25 de marco. A partir do dia 28 estaremos passeando pela Andaluzia, rumo a Portugal. A vontade de conhecer os Acores e a Madeira e' muita, mas isso ja' e' roteiro para uma outra viagem, depois de Grecia e Italia..... Peguei gosto, nao paro mais.
Torcam por nos e se quiserem nos dar o prazer de sua boa companhia, vamos nessa, tem sempre lugar pra mais um. Na verdade, gostaria mesmo e'que nossas familias e todos os amigos fossem conosco. Foi por isso que resolvi criar esse blog (voces nem imaginam a dificuldade!!), para dar noticias, contar estorias da viagem, colocar fotos...assim, quem quiser, pode viajar tambem. Espero que voces gostem. Inte' a proxima.
PS Desculpem a falta de acentos, nao sei como configurar o teclado para portugues.....

9 comentários:

  1. vou pegar uma carona no seu sonho e viajar na companhia da sua felicidade. Conte comigo nas suas andanças. Estarei aqui para acompanhar tudo pela retina dos seus olhos. umgrande abraço. parabéns pra mais nova blogueira do pedaço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido, seja muito bem-vindo! Mas traga Maize' junto. Vamos adorar sua companhia. Obrigada pelo carinho de sempre. Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Aiiii que demais!!!! Entao se empolgou e resolveu fazer de vez o blog... Legal!
    Boa viagem para vcs!!!! Ja esta chegando! Sentiremos saudades!

    bjinhos,

    Lili

    ResponderExcluir
  4. Alguns amigos me enviaram e.mail avisando que nao estao conseguindo comentar no blog. Confesso que nao tenho a minima ideia de qual seja o problema e que fiquei bastante frustrada tambem. Vou perguntar ao Beto Metri (sabe tudo!) e depois informo o que pode ser. Obrigada pelo carinho. Assim que conseguir um tempinho, vou postar o itinerario, ta? Ate breve.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sônia, tudo bem? Pôxa, quase chorei com os comentários que vc fez sobre a nossa viagem! Estou torcendo por vc e já estou na carona, hehe. Não esqueça, se precisar de qq coisa, qq ajuda, estamos aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Espero que vocês realizem todos os seus sonhos.E, é claro me leva também, pois estarei com vocês sempre em pensamento . Beijos
    Betty

    ResponderExcluir
  7. WARLEN MC.
    TÔ AÍ TAMBÉM,E...VAMOS VIAJAR, POIS O BRASIL JÁ PERDEU A GRAÇA.
    APROVEITEM BEM AS ANDANÇAS.
    UM GRANDE ABRAÇO A VOCÊS.

    ResponderExcluir
  8. Irmãos....embora nunca tenha ido a Espanha, já viajei muito por ai, Ernest Hemingway, foi o meu guia. Se bem que, hoje as touradas, já não me fascinam, mas continuo com o sangue de pescador!
    Aproveitem a vida! Ao beber um vinho lembrem-se de mim! Beijos mil.
    M.J. Sardinha de Mattos

    ResponderExcluir
  9. Tia, estou acompanhando!!!! Mas de casa não consigo me tornar "seguidora", vou tentar do trabalho semana que vem! Estou adorando!!!!!

    ResponderExcluir